50 - PALAVRAS


A derrota nesta terceira dimensão de Mictlan pode acontecer a qualquer instante. A obra está inacabada e a dureza das palavras transfigurou os corpos de Teresa e Serafim. Repisaram as questões e confirmaram vezes sem conta os segredos que mantiveram escondidos um do outro. Este suplício fora determinado por Quetzalcoatl. Os dois demoram muito tempo a despir todas as dúvidas, a descarregar as impurezas dos seus receios e das suas raivas. Determinam se ainda resta algum vestígio de esperança para conseguirem dar uma resposta positiva ao desafio.

- Já batalhámos vezes e vezes sem conta estas versões, as tuas constantes fugas, os teus afazeres, mas a razão primeira de estarmos ainda aqui, a única e verdadeira razão que vem dando sustento às nossas forças chama-se Maria, e tu sabes isso melhor do que ninguém Serafim! As evidências são tantas e tão autênticas que não nos compete a nós travar o crescimento das suas vontades. Não serão as nossas zangas nem todas as amputações que lentamente proporcionámos à nossa relação que vão impedir o que está para acontecer.

Serafim tem dificuldade em deixar que a vitória deste confronto fique do outro lado do diálogo. Essa resistência tem de a fazer desaparecer totalmente de si, caso contrário os deuses ficarão com os despojos dos dois para sempre encarcerados nesta terceira etapa do passeio.

- Tu e a tua neta Maria, sempre tão próximas e tão obcecadas na construção da vossa amizade. Sempre deste de ti à menina mais do que alguma vez te deste às tuas filhas. Não consegues evitar estampar um sentido oculto por detrás de todas as tuas acções! Um sentido que mais ninguém consegue idealizar, apenas tu. Segues uma postura obstinada sem dares ouvido a ninguém, mesmo quando as nossas filhas o imploram silenciosamente! E qual será o verdadeiro motivo que te arrastou até esta morada dos deuses? Por mim, pelas tuas filhas ou pelo pequeno Luís, não acredito que tenha sido!

As palavras continuam a ser violentamente arremessadas sem dó nem piedade entre Teresa e Serafim.

- És tal e qual a parede embrutecida que o teu pai construiu com a sabedoria da ganância! Disparate de um louco velho e cada vez mais ausente. Tudo aquilo que consegues ver à tua volta quando nos honras com a tua presença é o passado, nada mais do que o passado. Parece que o tempo para ti só faz sentido se tiver os odores a mofo dos anos sessenta e setenta. Ninguém teve culpa da tragédia ocorrida com os teus irmãos e a tua mãe, muito menos eu ou o meu irmão Guilherme, mas a loucura e fúria que sentiste na altura transformaram-te para todo o sempre. E eu estava ali à mão de semear para expiares toda a mágoa que ias sentindo. As escoriações e feridas que ficaram por sarar nas nossas vidas são, como bem sabes, muito mais antigas do que queres dar a entender.

A força que toma conta do casal é colossal. Impede-os de conseguirem dar travão às palavras assassinas que lhes saem das gargantas. Continuam os dois entrelaçados neste tormento até que alguém resolva acabar de vez com a sua dor.

Xolotl diverte-se com as entranhas sangrentas transformadas em palavras com que Teresa e Serafim vão batalhando. Fabricou cobras idênticas aos corpos que o irmão enclausurou no planeta vermelho para poder usufruir bem de perto do teor da palestra.

- Não percebes que não quero saber nada a esse respeito. O mundo tal como o entendemos despedaçou-se em milhares de milhões de minúsculas partículas. O que me trouxe até aqui foram as mesmas forças que nos juntaram, as mesmas que te transformaram para sempre com a tragédia que te colocaram nos braços, as mesmas que se dizem aliadas da nossa neta Maria e que procuram manter de pé esta quinta construção da humanidade. E tu percebes isso à tua maneira! Sei que o plátano do nosso jardim é um teu fiel aliado. Achas que foi por acaso que o índio Yatughuman te salvou a alma mais de três vezes. Achas que podemos, finalmente, recomeçar a pensar?

Tão pouco tempo depois de tanto cansaço nas palavras, a luz que vive na mulher volta a acender em Serafim um desejo incontrolável de voltar para casa. Não faz a mais pequena ideia de como conseguirão para lá voltar.

- O avô está a ficar melhor mamã! Num abrir e fechar de olhos, quando menos esperarmos, estarão de volta a casa e ao teu casamento da mesma estranha maneira como daqui desapareceram.

.


Comentários