41 - MICTLAN


Um clube fechado, uma desorientada e estranha derrota.

Será bem perigoso passear a vontade da alma durante os quatro anos necessários até à entrada da nona e última dimensão de Mictlan.

Xolotl acompanha as almas ao longo desta viagem.

Serafim deixou-se arrastar até à entrada do grande rio salgado. Quetzalcoatl acompanhou o último momento da viagem até darem de caras com o seu gémeo Xolotl, algo que nunca tinha acontecido anteriormente. A grande cobra desejava poupar a alma de Serafim a este longo e espinhoso processo. Manteve a corda junto aos desejos do homem na tentativa de o manter agarrado à vontade de ficar, à vontade de o manter equilibrado na mesma rota que tem vindo a percorrer. Tudo para que a importante ligação entre Quetzacoatl e Mariazinha se venha a consolidar.

O futuro que ainda ilumina o Mundo dos homens de agora terá de ser fortalecido. Terá que ser reconstruída uma nova esperança por debaixo dos raios deste quinto sol que os ilumina.

A menina que lhe fora dada a conhecer transporta uma força e uma coragem como já não sentia em humanos desde há séculos. E se tem realizado jogos e alterações a tantas e tantas jovens almas na procura de alguma revelação luminosa que lhe provocasse este idêntico sentimento. Os resultados revelam-se quase sempre modestos demais para lhes dar qualquer sentido.

Aos poucos e poucos vem crescendo em Quetzacoatl um forte temor. Este Mundo que ajudou a criar está na eminência de um desmembramento, pode muito bem colapsar tal como as anteriores quatro tentativas de criação. São imensos os desapontamentos causados por tantas forças telúricas que lhe vão causando estragos irreparáveis. Uma bomba relógio mina por dentro as fundações que montou com imenso cuidado. E o que lhe causa verdadeira exasperação é que a humanidade por quem derramou o sangue ao dar vida às ossadas dos mortos de outrora, são agora os bailarinos que se entretêm a tecer a teia da sua própria destruição.

Mariazinha tem um papel importante a desempenhar na tentativa de dar esperança a este Mundo.

O avô Serafim tem um papel deveras importante na vida da pequena menina.

A grande anaconda tem um papel importante na tentativa de dar retorno às vontades de descanso protagonizadas pela alma do homem.

Xolotl tem um papel importante ao dar impedimento no avanço da determinação de Serafim.

Os meninos na aldeia têm um papel importante na manutenção do equilíbrio das almas que estão de passagem entre as diferentes dimensões da existência.

Teresa tem um papel importante na manutenção das certezas de todos os que aguardam o seu regresso no casamento por acontecer.

A importância das tentativas de sabotagem feitas deliberadamente, ou com total ignorância dos factos por todos os homens, ainda provocam uma raiva maior a Quetzacoatl. Se é certo que devia estar mais atento e menos preocupado com a aparente relativização dos humanos aos estragos que têm vindo a provocar, não fora vontade sua sentir-se sempre o pai deste mundo. Este foi um negócio que, à partida, não tinha sido assinado por nenhum outro deus. Já é bem crescido para arcar com todas as consequências dos seus erros. Um novo negócio tem de ser assinado entre si e os humanos. A alma da pequena Maria foi construída com a espantosa capacidade da esperança e Quetzacoatl sabe onde encontrar a correcta localização do seu esconderijo.

Teresa dorme profundamente. A bebida morna que Yatughuman lhe servira trouxe-lhe a delicada felicidade do descanso. Já não sentia um sono assim tão repousante desde os tempos em que adormecia ao colo de dona Antonieta, sua mãe. Aqueles olhos ternos transmitiam-lhe toda a segurança que necessitava e o seu abraço de mãe galinha alimentava-lhe o coração com toneladas de amor.

Tudo isto está a ser recordado por Teresa no abrigo aconchegado da cabana índia onde dorme. O constante alvoroço por que tem passado ultimamente ficou por momentos esquecido neste sonho bom que lhe foi servido de presente.



Comentários