68 - MEMÓRIA


Escuro e morno

uma ignorância total e completa acerca de tudo e do nada.

Silêncio

e uma sensação de leveza

pequenos gestos suaves informam que somos e o que somos

não somos mais o que já fomos

já não cabemos onde outrora navegámos e sofremos

já esquecemos

crescemos no centro da galáxia que se estreita e aperta

depressa

passamos de uma onda para outra dentro da escuridão temperada

lentamente crescemos

do nada que já não somos nos transformamos

do silêncio que se levanta já escutamos

na escuridão temperada já vislumbramos

do pouco ou nada que já fomos nos recordamos

em vão

e nos esquecemos

em vão

e nos relembramos,

em vão

e queremos,

em vão

e descansamos,

em vão

e acordamos

em vão.

Lentamente nos relembramos

e a galáxia vai-se apertando, asfixiando a pouca luz que vislumbramos

abafando os poucos sons que já escutamos

usurpando o parco espaço onde nos estendemos

e o barco caminha sem parar

não se cansa

não pode fazê-lo

.

Silêncio

.

Subitamente estamos a recordar

o que não pode acontecer

.

Silêncio

.

E tudo aquilo que não era passa a ser

como uma luz abandonada que voltaram a acender

e o todo desaparecido volta a parecer um só

como era antes da morte

antes da vida

antes do silêncio e da luz

antes da galáxia se esticar

antes de todos os sóis se iluminarem

antes de todos os planetas se formarem.

.

Os furacões são as forças mais poderosas e Ehecatl-Quetzalcoatl o universo onde estas energias se amplificam. O senhor do vento esfregou a pasta feita com todos os restos de Serafim que Cihuacoatl tinha preparado. Os sóis que assim se formam foram já pedaços dessa vida, tal como Teresa desejara, para fornecer à família a serenidade merecida.

E o sustento da mensagem antiga foi alterado por ordens dos reis da morte, por Mictlantecuhtli, com o escárnio permanente de Mictecacihuatl. As paredes da grande pirâmide deixaram de abrigar os restos de Serafim, transformam o tempo, moldam o tempo, zombam do tempo. Remetem o novo universo a um progressivo esquecimento. As dores da vontade nunca passam pelo actor, nunca foram tão desmascaradas como neste acto de remissão. A morte não existe, a vida não existe, apenas a continuidade do fluxo permanece para sempre mutante. E Ehecatl-Quetzalcoatl alimenta os furacões que vão alimentando o universo, os sóis em construção, as galáxias em permanente ebulição, as cascatas de luz que fluem em direcção ao nada e que do nada se aventuram a existir.

O caminho vai a meio, está no fim, regressa ao início, molda-se sem desistir. As tribos desconhecem esta verdade que lhes é dada a conhecer por um único e breve instante. A seguir desaparecem novamente no centro da escuridão. Os sonhos surgem com divinas intenções, surgem para dar esclarecimentos pontuais sobre as linhas destes tempos, sobre a forma como essas linhas seguram a essência da verdade. Os sonhos comunicam-na a todas as tribos. Na tribo de Teresa, na tribo de Maria, terá de existir serenidade. A mesma que a avó viu desapareceu da boda no início deste dia, a mesma que terminou com a queda de Serafim, com a súbita e imprevista fuga para a fria Sagarmatha onde desejava ser esquecido.

Dói-me a alma, dói-me o coração, dói-me a razão e a maldade, dói-me a vida que não experimento, dói-me ver a família a sofrer com o que sinto. Este é o dia em que desprezei o grandioso para me encontrar cara a cara com o mesquinho. Esta não é mais a minha vida. Será possível? Sou um sol e uma luz imensa. Atiço a chama de outros sóis e de outros mais além, de galáxias também, de outras tantas vidas que delas se criam, como na Terra, como em Salbarteri, como em Guijhgtreu, como em Tiydusg, como em Lasjidpo, como em tantos milhares de milhões de outros planetas já baptizados ou por baptizar. Nome que vale a pena recordar, nome que vale a pena ser esquecido, o meu nome, o meu baptismo, quem sou, quem fui e quem serei E Teresa, e minhas filhas, e os meus netos, e os meus pais? Minha tribo, meus irmãos, meus tribais guerreiros, por todos vós me dói a alma, me dói o coração. Sou um universo a descrever um ciclo essencial. Aguardo a serena destruição ou a retemperada continuidade que só Ehecatl-Quetzacoatl pode fazer acontecer. Aguardo serenamente a vontade dos deuses. Que seja feita a sua vontade!

Os olhos de Serafim voltam para o lugar devido, as suas forças desaparecem para o centro do seu universo onde se transformam em infinitas partículas luminosas de energia. Fundem-se lenta e vagarosamente numa minúscula e infinitésima partícula de luz no centro de um imenso nada.

.

Silêncio

.

Descobrir a força impossível do silêncio.

Não é possível acontecer esta vitória de outra forma.

Através do poder extraordinário do sopro de vida, Ehecatl-Quetzalcoatl fornece à partícula luminosa tudo o que ela necessita para voltar a ser aquilo que nunca deixou de existir.

E tudo o que ficou para a história, tudo o que de intrigante e misterioso aconteceu durante parte do dia de casamento de Valquíria e de Sebastião, não foi mais que uma partícula de esperança perdida na memória cansada de Serafim.

.


FIM


Comentários