65 - SERENIDADE


Quetzalcoatl marca os céus de Mictlan com muitas rubricas luminosas. Os deuses testemunharam um acontecimento impar e aguardam com grande expectativa pelo pedido de Teresa. O regresso da grande serpente emplumada está para breve.

A chuva ininterrupta de jaguares e ocelotes não dá sinais de descanso.

É de uma grandeza incalculável o feito de Teresa. A maneira como muitos deuses olham a coragem destas criaturas às quais foi dada vida é agora bem diferente. Jamais tinham equacionado esta situação. Nunca a vitória de um humano sobre uma divindade habitara o mais remoto pensamento divino. O prémio designado, por mero escárnio, a essa improvável conjuntura, irá brevemente ser levantado.

São muitos os desejos que passam pelas ideias de Teresa e um deles bate mais forte. Trazer Serafim de volta, mesmo indo contra as últimas intenções do marido, pesa mais do que qualquer outro. Imaginar-se a percorrer sozinha o que falta da viagem é uma situação que, francamente, não quer de todo. E Maria tem tanto a ganhar se crescer com os seus ensinamentos. Na tribo, todos os membros fazem falta!

Quetzalcoatl risca mais uma e outra rubrica no céu laranja antes de aterrar, gigantesco, junto a Teresa.

- Chegou a altura de escolher! Nada mais há a ponderar. É fácil sentir-se essa grandeza quando se ganha. A estabilidade sentida nos primeiros instantes após uma vitória é breve e muito enganadora. Não deixe que esse doce possa desfocar o fundamento e a razão da escolha. Não deixe que este marco profundo e importantíssimo possa vir a despir-se da importância devida. Não deixe que as minhas declarações pesem mais do que o peso de uma lágrima de paixão. Essa deve ser a voz que mais alto ecoará no momento da escolha.

Maria começou a sentir um forte formigueiro a crescer novamente na ponta dos dedos das mãos e as omoplatas a dar sinais de grande efervescência. O pai não merecia saber da novidade desta forma inesperada. As asas ameaçam sair a qualquer momento. Luís Miguel sentiu que alguma coisa não estava a correr de feição, saiu da protecção do imenso tronco e correu corajosamente em auxílio de Maria. As garras rasgaram os dedos da menina no exacto instante em que o primo a puxou com rapidez para o meio da corrida desenfreada.

- Mas, afinal de contas o que é que se passa convosco seus diabretes? Venham cá imediatamente senão ainda me tenho de zangar convosco seriamente, e logo no dia do meu casamento!

Os primos correram para longe de Sebastião com quantas forças as pernas lhes permitiam. Correram e desapareceram rapidamente da vista do noivo para a zona mais a sul da propriedade, lá onde a falésia e a escadaria que dá acesso à Prainha são amigas.

- Anda, foge Maria, corre! Se o tio descobre as tuas novas amigas vai assustar-se tanto que o casamento fica estragado!

O que importa de momento é manter as mãos afastadas das do pequeno general, para prevenir algum ferimento. Não tinha conseguido antecipar este rápido regresso das amigas, e o pai nem imagina a complexidade do enigma. O que poderá estar por detrás desta imprevista transformação? Alguma coisa de verdadeiramente importante está para acontecer. O que mais aflige Maria é que, desta vez, não lhe compete a ela o domínio da situação.

Saltar de uma dimensão para outra, alterar visões de estranhos deuses, derrotar e partilhar amizades com outros tantos, nada disto era o que esperava no dia de casamento da filha. E o verdadeiro poder de conseguir terminar esta viagem com o troféu resgatado, tal como tinha sido a sua primeira intenção, encontra-se agora à simples distância de um desejo.

- Tenho de devolver à minha família a serenidade merecida.

A grande serpente emplumada entendeu perfeitamente as palavras de Teresa. Nada se pode comparar ao valor eterno da afeição.

Quetzalcoatl fez destas almas parte da sua.

O desejo de Teresa terá agora de ser cumprido conforme estabelecido pelas regras do combate.

O céu de Mictlan vestiu-se com as cores da prata, com as cores da dor e da alegria, com as cores brancas da mistura de todas as luzes coloridas. Os animais selvagens de Tezcatlipoca pararam de tombar das altas nuvens que os vomitavam. A pequena Maria apareceu transformada numa vigorosa Itzpapalotl, juntou-se à avó que não estranhou a sua presença naquele momento, naquele contexto.

Teresa e Maria vão atravessar a oitava dimensão desta jornada acompanhadas de perto pela grande serpente emplumada.

.

Comentários